Tóquio 2020 propõe incluir surfe e mais quatro esportes nas Olimpíadas

Modalidades seguem na disputa pela a oportunidade de entrar em programa olímpico. Decisão final, no entanto, só será anunciada pelo COI em agosto do ano que vem

O Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio 2020 anunciou, nesta segunda-feira, a lista final de esportes propostos para integrarem o programa dos Jogos. As modalidades recomendadas foram surfe, skateboard, beisebol/softbol (contado como um esporte), escalada e caratê. Segundo a imprensa internacional, a ideia é incluir disputas consideradas populares e aumentar audiência, além de receitas de patrocínios. A decisão final sobre o programa dos Jogos de 2020, no entanto, será tomada na 129 sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), no Rio de Janeiro, em agosto de 2016. 

Três outros esportes estavam concorrendo pela oportunidade: boliche, squash e wushu (arte marcial). No entanto, não figuraram na lista final anunciada nesta semana. As Federações Internacionais dos esportes participaram de uma eleição. De acordo com Comitê Tóquio 2020, a inclusão de esportes resultará na adição de mais de 400 atletas em 18 disputas por medalhas nos Jogos Olímpicos.

O processo de seleção de novas provas foi aberto em 11 de maio. Na primeira lista constavam Beisebol-softbol, futebol americano, cabo de guerra, xadrez, dança esportiva, sumô, caratê, wakeboard, escalada esportiva, wushu (arte marcial), surfe, mergulho, esportes aéreos, flying disc (frisbee), polo, squash, wakeboard, bridge (jogo de cartas), floorball (espécie de hóquei na quadra), corfebol (espécie de basquete com bola de futebol), bilhar, corrida de orientação, netball (variação do basquete), bocha, raquetebol (variação do squash) e boliche. 

- Cada uma das oito federações pré-selecionadas demonstraram seu potencial para aumentar o valor dos Jogos. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para estender meus sinceros agradecimentos a cada um deles por seus esforços extraordinários - disse Fujio Mitarai, de eventos adicionais para o programa de 2020.

Presidente da Associação Internacional de Surfe, Fernando Aguerre celebrou mais um avanço e lembrou o fato da modalidade ser jovem e abrir uma nova dinâmica para transmissões. A Associação Profissional de Squash, por sua vez, diz manter a esperança em mudanças na reunião do COI em agosto. 

 

 

 


fonte: GloboEsporte.com

Esportes

More Articles

Saúde & Bem Estar

More Articles