Criando uma Página de Sucesso no Facebook

Embora pareça fácil, muitas pessoas ainda sentem dificuldade para criar uma página no Facebook. Por conta disto, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas, que os ajudarão a criar uma página de sucesso no Facebook.

Segue os tópicos:

1.0 - Introduçao (Vamos pular o blábláblá)
2.0 - Como Começar.
 2.1 - Criando Uma Página.
 2.2 - Conhecendo a Página.
 2.3 - Configurações iniciais.
3.0 - Estabelecendo conversas.
4.0 - Pronto para começar?

2.0 - Como Começar.
Tomando como base a realidade de muitas microempresas, é comum um pequeno empresário, seja ele vendedor autônomo, prestador de serviços ou fabricante de algum produto, criar uma conta no Facebook e começar a fazer marketing a sua própria maneira. É possível identificar as mais variadas situações. Aqueles que vão descobrindo meios de fazer negócios ou aqueles que começam um trabalho e depois de meses tentando, frustram-se, pois percebem que não saíram do lugar. O Facebook permite que qualquer empresa seja profissional em sua rede, assim, o empresário deve aproveitar para colocar sua empresa de igual para igual com outras grandes empresas do mercado.

2.1 - Criando uma Fan Page.
Provavelmente este já seja um tema de conhecimento geral, entretanto, não há problemas em reforçá-lo: Pessoas usam perfis, empresas usam Páginas. O Facebook deixa claro essa determinação em sua política de uso, portanto, as empresas devem respeitar esta regra. Isso porque uma página pode oferecer funcionalidades importantes para sua empresa. Entre elas podemos citar:
• Página permite milhões de fãs, enquanto perfil limita a 5 mil amigos;
• Página permite uma certa personalização através do uso de aplicativos sociais. Perfil é engessado;
• Página permite anúncios pagos, perfis não;
• Através das Páginas, é possível ter acesso a ferramenta de métricas do Facebook, o perfil não oferece nenhum tipo de dado relacionado às visitas e interações do público com o conteúdo.

Para criar uma página no facebook acesse o link: https://facebook.com/pages/create

Passo 1: Escolha a categoria que melhor se encaixa no modelo de negócio da sua empresa. Uma dica importante, no caso de empresas que possuem negócios físicos, escolha a primeira opção: Negócios Locais, pois será possível otimizar a página para buscas locais. Neste modelo, o Facebook enfatiza os dados de endereço, telefone, entre outros. Tudo para ajudar a estabelecer um contato mais direto do público com a empresa local. 

Passo2:  Insira os dados iniciais como nome, endereço e outras informações da empresa.
Clique em começar para criar a página e dar sequência às configurações iniciais. Caso o nome escolhido já esteja sendo usado em outra Página, o Facebook não permitirá a
confirmação do cadastro. Será necessário escolher outro nome para dar continuidade.

Passo3: Os passos seguintes consistem em escolher uma imagem para o perfil e criar uma descrição inicial. Essas configurações poderão ser feitas e alteradas posteriormente também. Durante esta etapa a sua Página já estará criada.

#DICA: Para empresas que já possuem perfis pessoais e desejam transformar o perfil em página sem perder os amigos, isso é possível. O Facebook permite esta função,
possibilitando a migração de todos os amigos, entretanto, conteúdos de textos e imagens não serão migrados. A página começará do zero em termos de conteúdos, apesar de ser possível fazer uma cópia das fotos para, posteriormente, fazer o upload destes arquivos na nova Página. Importante reforçar também que para esta ação existem alguns riscos, por exemplo, amigos não serem transformados em fãs e apenas uma parte sofrer a migração. As possibilidades de erros são mínimas, mas frisamos que são possíveis.
Link para migração: https://facebook.com/pages/create.php?migrate

2.2 - Conhecendo a Página.
Agora que você já montou a sua Página, vamos entendê-la um pouquinho melhor. Entenda a finalidade de cada uma das áreas:

1 - IMAGEM DE CAPA OU COVER PHOTO:
Esta é a imagem grande, que fica no topo da sua Página. Trata-se de uma área semelhante a do perfil pessoal. Existem algumas informações importantes a respeito delas.

Tamanho: 851px x 315px. Este é o tamanho exato da imagem. Importante: quando houver a inserção de uma nova imagem, deve-se colocar uma que tenha exatamente  essas medidas, assim, o visual de sua Cover Photo não será prejudicado.

Informações: Divulgue o logo de sua empresa e as campanhas realizadas. O Facebook não permite mais de 20% de textos nas imagens.

2 - FOTO DO PERFIL OU PROFILE PHOTO:
Nesta área deve-se inserir uma imagem que represente de fato a empresa. Não fuja do clichê. Imagem do logotipo ou símbolo da empresa é o suficiente. Mais do que isso pode ser arriscado, haja vista a importância de se criar o fortalecimento da marca. O tamanho recomendado para esta imagem é de 180px x 180px.

3 - ABAS:
Estas são as áreas mais interativas da página. Além das abas-padrão, como fotos e fãs, é possível a criação de espaços mais dinâmicos como banners fixos, páginas informativas e também integração com outras redes sociais como Youtube, Twitter, Instagram etc.

4 - SOBRE:
Esta é uma das áreas mais importantes da Página, e acaba por muitas vezes, ignorada por parte das empresas. Esta é a parte da Página que o Facebook disponibiliza para que as empresas possam se apresentar. Uma boa descrição fará com que mais pessoas se aproximem da marca através da rede, pois o conteúdo inserido ali, fortalecerá as afinidades entre a página e os usuários da rede.
Um outro fator importante: o Google também fará a leitura dessas páginas mesmo estando no Facebook, assim, sua marca terá mais um canal para gerar contatos através
do mecanismos de busca. Mas atenção, se sua página não possuir um conteúdo rico de apresentação, dificilmente será encontrado  por quem procura seus serviços ou produtos.
Portanto, a dica é: preencha o máximo de informação possível e utilize as palavras certas. Para melhorar as informações da empresa, é só clicar no botão “Editar” que fica no canto superior direito da página de Informações. Em seguida, você será redirecionado a tela de informações da página. Lá será possível alterar informações como categorias, descrições, horário de atendimento etc.

5 - MENSAGEM:
A rede social aproxima as empresas do público, assim, permita que as pessoas conversem com sua empresa. A ferramenta Mensagem possibilita aos usuários o envio de mensagens inbox ou de forma privada. Esta ferramenta é muito parecida com o chat, ferramenta de conversa instantânea muito utilizada através dos perfis do Facebook. Neste caso, os usuários poderão se comunicar com a empresa, todavia, a empresa somente poderá responder as mensagens enviadas, não sendo permitido o envio de mensagens aleatórias para qualquer usuário que não tenha iniciado uma conversa.

6 - STATUS:
Este campo talvez seja o mais comum a todos. Trata-se da área destinada a envio de conteúdo. É por esta função que o gerente da Página publicará os conteúdos como vídeos, imagens, textos, promoções, eventos etc. Como é possível notar, diferentemente do perfil pessoal, através da Página é permitido envios com atributos diferentes. Mas isso vamos deixar para nos aprofundarmos melhor no fascículo seguinte, em que abordaremos mais a fundo o tema Conteúdo.

2.3 - Configurações Iniciais.
Agora sua empresa já possui uma Página, certo? Estamos tratando de uma estratégia profissional de Facebook, em que uma empresa pode ter um espaço próprio dentro de uma rede social, com possibilidade de integrar ações de marketing com a tecnologia que permitirá com que pessoas interessadas em conhecer esta empresa tenham um contato mais direto e interativo. Empresas costumam ter pessoas fazendo o gerenciamento de suas páginas. Pode ser o proprietário da empresa, um funcionário da empresa, ou até mesmo uma agência que será contratada para tal função.
O Facebook permite que várias pessoas possam administrar uma mesma Página. Cada uma acessando o Facebook através de sua conta pessoal e, em seguida, ativando a função administrativa da página. O primeiro passo ao criar uma Página deverá ser a criação de cargos administrativos. Vamos entender como funciona:

Passo 1: Partindo do princípio de que já existe um administrador, no caso, aquela pessoa que criou a página, ela deverá acionar as funções da página clicando no canto superior direito da tela e em seguida escolher a página que foi criada, de acordo com a imagem a seguir:

Passo 2: Pronto! Agora você está postando conteúdo a partir da Página da empresa, e não mais de seu perfil pessoal. No topo da página, existem alguns botões, entre eles “Editar Página”. Clique nele e em seguida em “Gerenciar Funções da Página”.

Passo 3: Em cada espaço vazio será possível adicionar um novo administrador. No campo específico, adicione o e-mail do usuário (este e-mail deverá ser o mesmo que a pessoa usa para acessar sua conta no Facebook). Abaixo do espaço destinado ao e-mail é possível determinar as funções para este gerente. Ali será possível determinar se este usuário terá funções gerais como adicionar ou excluir outros administradores ou fazer configurações na Página. Ou funções apenas para edição de conteúdo, responder comentários ou apenas gerenciar anúncios. Nos caso da empresa ter que inserir colaboradores ou agências, recomenda-se o cadastramento do nível editor às categorias menores. Pois não existe, neste caso, a necessidade de permitir a estes gerentes acessos gerais da página. Ao concluir o processo, o Facebook solicitará a senha novamente.

Importante: A pessoa escolhida para ser gerente da Página deverá ter curtido a página. O Facebook só permite que fãs sejam gerentes da Página.

3.0 - Estabelecendo Conversas.
Dependendo do segmento em que a empresa atua, as possibilidades do público fazer contato serão grandes. Através da Página, este aspecto pode ser trabalhado, levando
em consideração, inclusive, o fato de que ser social é muito mais importante do que estar na rede social.
Através da Fan Page será possível estabelecer contato com o público de duas maneiras: área de comentários nas publicações e através da função Mensagem.
No caso das áreas de comentários, as pessoas são estimuladas a comentarem de acordo com as publicações. Se uma empresa de celular postar uma foto de um produto, logicamente as pessoas interessadas naquele produto vão buscar informações relacionadas a preços, onde encontrar, fretes,  entre outros.
Este tipo de comentário ficará exposto publicamente na página da empresa.
No caso da função Mensagem, como já mostrado no tópico anterior, ela permite que usuários conversem com a empresa de forma privada. Muitas empresas costumam responder a comentários públicos nas postagens chamando as pessoas para uma conversa privada. Informações mais restritas, como preços de produtos por exemplo, são passadas de forma individual.
Esta função pode ser ativada, ou desativada através do painel administrativo, na aba Geral, no item Mensagens.
O Facebook deixa como padrão a função ativa, mas ela pode ser desativada clicando em editar e depois em desativar.

4.0 - Pronto para começar?
Se você seguiu os passos e as dicas disponibilizadas neste conteúdo, já deve estar com uma presença mais adequada e profissional no Facebook. Através de uma Página sua empresa poderá estabelecer contatos, mostrar seus produtos para o mercado, e ter condições de estar lado a lado das grandes marcas que também usam o Facebook para se promoverem. O que vai diferenciar sua pequena empresa das grandes é a forma como o marketing e o relacionamento serão desenvolvidos. Capacidade em se comunicar com o público e um conteúdo com boa qualidade irão permitir um marketing eficiente ao seu negócio a partir de agora. No próximo artigo, abordaremos as boas práticas de conteúdos através da rede e o que é necessário para conquistar mais clientes com informação e relevância. Não perca.
Forte abraço e Sucesso a todos.
Willian Daviny.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

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